Estava pronta para fazer um post lacrimejante contando que estava preocupada: não me interessava por mais nada. Havia uma ou duas dezenas de livros esperando por mim e mais umas outras seis de filmes, mas nada me empolgava. E quando empolgou, me decepcionei - talvez justamente por andar tão inerte e azeda.

Quando comecei a organizar o quiz abaixo, a princípio coloquei o Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças na lista. Mas pensei bem, e adivinha: o filme não me empolga tanto quanto antes. O substituí pelo Desventuras Em Série e surgiu uma vontadezona de revê-lo; resolvi procurá-lo e caí numa comunidade em que disponibilizavam links para todos os 13 ebooks da série (o filme é sobre os 3 primeiros). Esbugalhei os olhos e baixei todos, mas depois de olhar a pasta com aqueles .pdf...

Pausa
Acho cansativo e desconfortável ler no computador, não tenho muita paciência pra isso - tô com o Noites Brancas há uns 3 anos no PC e não passei da 40ª página, por exemplo. Nada substitui um livro de verdade. Livro tem que ser tocado, transportado, folheado. O prazer de sentir o cheiro de um novo ou de ver as marcas de um antigo faz parte do prazer da leitura. Quero dizer, pra mim é assim. Quando eu crescer pretendo ter minha própria biblioteca e blablabla mimimi.
Despausa

... pensei que seria mais uma coisa que delicadamente empurraria para o lado. Mas ah, vamos dar uma olhadinha, né?

Ele é escrito numa linguagem extremamente simples (afinal, é teoricamente infantil), dá muitos spoilers e às vezes é até irritante com as constantes explicações de palavras e expressões difíceis como "faleceram", "escaldada" e "dormindo de modo descontínuo". Apesar disso, não consegui desgrudar mais. Leio pouco mais de um livro por dia, mesmo sob o risco de terminar zarolha.

Fala a verdade, como não gostar de uma série/história que:

1_ Tentaram proibir nas escolas sob a alegação de que promove pensamentos negativos nas criança (viva Palmirinha);

2_ Começa dizendo que é desagradável e que nada impede que você deixe o livro pra ler coisas mais alegres (a insistência para largá-lo continua ao longo das páginas) e tem como dedicatória Para Beatrice — querida, adorada, morta;

3_ Diz que a Chapeuzinho Vermelho é uma tonta ou, sobre O Menino e o Lobo, "A moral da história, é claro, deveria ser: 'Não more jamais num lugar onde os lobos passeiam à vontade', mas quem leu para vocês a história provavelmente terá dito que a moral era que não se deve mentir. Ora, essa é uma moral absurda, pois tanto vocês como eu sabemos que às vezes mentir não somente é bom como é necessário".

3_ Tem como uma das personagens a Tia Josephine, que sente medo do fogão porque pode explodir, do capacho porque alguém pode tropeçar e quebrar o pescoço, da maçaneta porque pode se quebrar em milhões de pedaços, da ..., do ... É minha preferida até agora;

4_ É contada numa atmosfera sombria, gótica e fantástica, como se fosse um filme do Tim Burton;

5_ Etc. Tá bom já, né? Vou parar por aqui pra não ficar muito cansativo. Quem por acaso quiser saber mais, pode dar uma olhada aqui e aqui.

Vocês podem até achar que estou regredindo ou que é bobo demais, fiquem à vontade. Mas esses livros são exatamente do que eu estava precisando agora.

       The Pipettes - Pull Shapes